terça-feira, 20 de setembro de 2011

É Primavera!


Após o frio do inverno, a vida volta a se mostrar pela terra. E uma das formas exuberantes de mostrar sua fertilidade é através dos aromas, cores, folhas verdes e muitas flores.

“A natureza não faz nada sem objetivo ou inútil.” (Aristóteles)

A Vida se faz amostra e com ela os animais voltam aos pastos verdes, os pássaros migram para procriar, os peixes procuram águas mornas e o reino animal volta a acasalar. Nós, seres humanos, também refletimos essa impolgação externa na nossa vida. Saímos mais, temos mais energia, altivez, desejo, vontade de sair de casa. Colocamos nossa melhor "roupa" e desfilamos nossos passos firmes pelas trilhas vida.

Vamos celebrar Ostara enfeitando nossas casas com flores coloridas, trazendo alegria e perfume para os ambientes.

Qual a sensação de ganhar uma buque de flores? Quais flores você mais gosta? Você sabia que a depender da cor e do tipo da flor o sentido do presente muda? Vamos falar de flor:

Elas são cheirosas, saborosas e bonitas. Atributos suficientes para serem admiradas e cultivadas. No entanto, não é de hoje que se sabe também que flores são usadas para aliviar males do corpo e da alma há muitos e muitos anos. Na Idade Média, porque exemplo, quando a medicina ainda estava engatinhando, eram as camponesas que conheciam os segredos das plantas. As mulheres sempre estiveram especialmente ligadas à terra.

Estudos realizados por cientistas provaram que algumas plantas absorvem quantidade considerável de poluentes, fazendo um tipo de limpeza no ambiente. Elementos como o formaldeído, benzeno e o monóxido de gás carbônico. Os crisântemos, por exemplo, nessas experiências realizadas em laboratório, mostraram maior capacidade de absorção que outras espécies. Com isso, comprova-se a função saneadora das plantas, que, por meio de sua fotossíntese, absorvem o gás carbônico da atmosfera e o devolve como puro oxigênio. Entre as plantas que provaram ser despoluidoras, também a gérbera, o filodendro e o lírio amarelo.

A magia das flores 

As flores possuem qualidades capazes de, mais de que curar e amenizar sintomas de enfermidades, trazer harmonia a pessoa e ambientes. Seja no perfume suave dos cosméticos, na beleza e no colorido que emprestam à decoração de ambientes, no requintado sabor dos chás, no exotismo das espécies comestíveis ou na manifestação de carinho ao fazê-las presentes, as flores parecem dispensar palavras, elogios ou manifestações. Falam por si, esbanjam sensualidade e jamais saem da moda.

Ter flores em casa afasta energias negativas. Sua beleza e aroma parece nos transportar, mesmo que inconscientemente, a um mundo melhor, mas tranqüilo e feliz. Conheça as qualidades especiais de algumas delas:

Angélica – Ajuda a controlar a ansiedade e traz calma e serenidade, dando às pessoas a capacidade de elevar-se acima dos problemas.

Calêndula (Calendula officinalis) – é originária da Europa meridional e se relaciona intimamente com o sol. Curiosamente, essa flor abre suas pétalas assim que o sol nasce e as fecha na hora em que ele se vai. Aliás, seu nome é derivado de uma palavra latina – Calendae - que significa “primeiro dia de cada mês”, de onde se derivou também a palavra calendário (que, sabe-se, é baseado no ciclo solar). No Brasil, a calêndula adaptou-se facilmente, especialmente nas regiões Sul e Sudeste. Hoje, ela é cultivada tanto para fins ornamentais como para a fabricação de medicamentos e cosméticos. A flor, de coloração amarelo-alaranjada, caracteriza-se pelo inegável perfume e as folhas são macias e aveludadas. É adstringente, analgésica, antialérgica, antiespasmódica, antiinflamatória, anti-séptica, antiviral, bactericida, calmante, cicatrizante, emoliente, sudorífica, tonificante da pele.

Crisântemo – Representa o duradouro, a permanência da estabilidade. Ao dar crisântemo de presente, estamos desejando sorte ao presenteado.

Girassol – Simboliza a força e a vitalidade do sol. Use-a para se fortalecer. É também uma flor que traz novas esperanças.

Jasmim – É a flor do amor, dos sentidos, do prazer e da alegria. Ter jasmim por perto aumenta a consciência da beleza e da sensualidade.

Lavanda – Aumenta a auto estima. Indicada para quando a pessoa estiver se sentindo incomodada ou culpada em relação aos outros. Também pode ser usada em forma de saches (feito com flores secas).

Lírio – Associa-se a casamentos. Na França antiga, era o símbolo da realeza. Corre a lenda de que lírios plantados no jardim da casa afastam fantasmas e maus espíritos.

Margaridas – Indicadas para residências e escritórios de pessoas que estejam passando por crises profissionais ou sofrendo com excesso de trabalho e estresse. Já as margaridas secas, colocadas sobre o colchão, trazem felicidade no amor.

Violeta – é uma flor tímida e modesta, que atrai harmonia e boas vibrações. Sua cor simboliza a espiritualidade.

Rosa – Sempre presente em lendas e religiões, irradia serenidade, despreocupação, ternura e amor. A expressão “viver num mar de rosas” ilustra a sabedoria popular em relação a essa flor. Não bastasse seu aroma e perfume, a rosa ainda nos empresta seu sabor, pois algumas são comestíveis.

Fragmentos desse texto foram retirado do livro Flores e Ervas - Coleção CARAS Zen, um livro simples e auto-explicativo que traz receitas e visões de cunho popular (senso comum). Algumas funções que eram conhecidas pelos camponeses foram catalogados pelos cientistas. Claro que existem outras visões, aplicações e resultados do uso de ervas e flores em geral. Citei algumas para servir de base, para que possamos divergir, concordar e gerar novos conceitos em cima da magia das plantas.

Girassol
Crisântemo
Calêndula
  

0 comentários:

Postar um comentário

Divulgue o blog

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites